Já são 650 assembleias para eleger delegados(as) ao 4º Congresso

A duas semanas do 4º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, a perspectiva é que de que realizemos uma grande atividade para a organização e fortalecimento da Central.
Mesmo num momento difícil, tanto da conjuntura política, de fortes ataques do governo Bolsonaro/Mourão, como econômica, com entidades e movimentos enfrentando dificuldades financeiras, a expectativa é de participem pelo menos 2.500 pessoas em nosso Congresso, entre delegados(as), observadores(as) e convidados(as).
Já temos entre realizadas e cadastradas 650 assembleias, um número recorde, e já são pelo menos 430 entidades e movimentos realizando essas iniciativas.
O perfil de nossa Central se mantém amplo em representatividade a partir das assembleias já realizadas e cadastradas. Petroleiros, metalúrgicos, servidores públicos federais, estaduais e municipais, profissionais da educação básica e superior, profissionais da saúde, trabalhadores do setor de transporte, como rodoviários e metroviários, químicos, bancários, operários da construção civil, trabalhadores rurais, agricultores familiares, urbanitários, comerciários, oposições sindicais movimentos de luta por moradia, assentamentos e outros.
As entidades sindicais e movimentos populares realizaram suas assembleias de 3 de junho a 11 de setembro. Essas categorias tiveram o dia 12 como data limite para inscrições dos participantes eleitos.
Treze a 23 de setembro é o período da eleição dos representantes dos movimentos de luta contra as formas de opressão e da juventude (5% conforme o Estatuto da Central). As assembleias estão sendo realizadas. A data limite para inscrição e pagamento das taxas será o dia 28.
A realização das assembleias são momentos privilegiados para debater com os trabalhadores das diversas categorias a política da CSP-Conlutas e o papel nas lutas, principalmente nesta conjuntura de tantos ataques à classe trabalhadora pelo governo de ultradireita de Jair Bolsonaro (PSL).
É um momento em que a democracia defendida pela Central é o ponto alto nos debates. O vídeo abaixo, da assembleia realizada pelo Sindsaúde, em Natal, no Rio Grande do Norte, expressa esse momento. Vale a pena assistir!
O Sindsaúde-RN realizou aproximadamente dez assembleias, entre capital e cidades do interior do estado.
Diante disso, como unificar, fortalecer as nossas mobilizações e ações, assim como fortalecer a unidade da classe e a organização dos trabalhadores é o objetivo que temos a atingir com a preparação do nosso 4º Congresso Nacional.
Durante essa preparação também debatemos com as bases que se reúnem em torno da Central as formas de opressões, como o machismo, racismo, LGBTfobia e xenofobia, assim como suas formas de combate.
Mas, para além da situação nacional, discutir a crise do capitalismo que imputa a retirada de direitos, a precarização do trabalho, a piora da qualidade de vida e a situação de penúria em que vivem as classes menos favorecidas em todo o mundo, são papel fundamental das assembleias realizadas. É necessário reafirmar o perfil internacionalista da CSP-Conlutas.
O 4º Congresso Nacional da CSP-Conlutas acontecerá de 3 a 6 de outubro, em Vinhedo (SP).
Abaixo, a maior assembleia realizada na base do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), com 142 trabalhadores assinando a lista de presença.

Assembleias de operários da construção civil em Fortaleza, no Ceará aconteceram nos próprios locais de trabalho.
Acesse algumas assembleias que aconteceram anteriormente.